sexta-feira, 25 de março de 2011

Ela estava adaptada, mas agora regrediu !

Como no último post, começaram as aulas da Valentina e até que tudo ia bem, acordava animada e feliz para ir à escola. Antes do carnaval pegou uma infecção de garganta novamente, faltou uns dias de aula e quando voltou... trocaram a professora! Não pensei que isso me traria tanto transtorno, afinal a primeira impressão da nova Pro não era tão ruim, mesmo achando ela mais firme ou dura talvez.
1º dia tudo bem, ou melhor, primeira semana... mas depois?
Tudo começou quando fui fazer o aniversário dela na escolinha, eles foram para Bliblioteca e fiquei na salinha decorando com uns balões e preparando a festinha, passou um tempo a Pro veio me avisar que a Valentina chorava muito, que seus olhos estavam muito vermelhos e se ela poderia trazê-la para ficar comigo. Preocupada eu disse que sim e ela foi pegá-la. De repente vem as duas de mãos dadas em nossa direção, Valentina ainda chorando e muito emocionada, um choro muito sofrido mesmo. Tentei acalmá-la e logo era só sorrisos.
A festinha foi uma gracinha, as crianças adoraram!
No outro dia quando chegamos na escola, Valentina já começou a chorar e não quiz ficar por nada, chega tremia e grudava em mim de uma tal forma que desesperei e levei-a para casa da minha Mãe, onde ela passou o dia tranquila e feliz.
Tentei conversar de todas as formas e ela não dizia o porque de não querer ficar na escola. Minha cabeça ficou a mil. Até que uma amiga me ajudou com uma dicas para tentar arrancar dela a verdade, e com muito custo o Clayton conseguiu que ela falasse que a Pro tinha gritado com ela... ai, gente! Uma noite sem dormir e as 5:30h da manhã eu já estava no banho com mil coisas na cabeça... enfim fomos para escola e ela novamente começou a chorar e não queria ficar. Fomos conversar com a psicóloga e a mesma me orientou conversar com a Pro, e assim fiz, falei para ela o que a Valentina tinha dito e ela disse não ser verdade, que jamais faria tal coisa. Será que uma criança de 3 anos inventaria isso? Que raiva! Minha vontade era de sair dali e nunca mais voltar, mas em nome da boa civilização, vamos tentar resolver. A Pro se prontificou a conquistar a Valentina porque acredita que ela está é sentindo falta da Pro anterior que usava um método diferente do dela, que diminuiria seu tom de voz e que seria mais atenciosa. Noto que ela se esforça bastante, mas como o choro continua, fui falar com a Cordenadora, que me ouviu o tempo todo e depois veio com sua análise psicológica. Ela acredita que a Valentina está entre as crianças que se adaptam muito bem no início e que quando notam que vira uma rotina ir a escola todos os dias, começam a não querer ir, mas que iria conversar com a Pro e orientá-la para tratar o caso da Valentina... ahhhh e detalhe, não é só ela que chora, outras crianças que não choravam agora choram também e as outras Mãezinhas também estão preocupadas!
Assim, foi toda a semana e minha cabeça continua a mil.
Uma vez a confiança quebrada é muito difícil restabelece-la! Me pergunto o dia e noite... O que acontece? Troco de escola? Como resolvo? Insisto? Desisto?...
Não acredito que a Pro maltrate as crianças não, acredito é que ela é inexperiente e dura, muito firme para falar e impor e que não seria a "apropriada" para uma sala de maternal.
Me resta muitas conversas com Coordenação, Direção, Psicólogas...

Enfim, quando pensamos que passaram os "problemas" aparecem outros!

3 comentários:

  1. Lu, até concordo com a coordenadora que ela possa ser aquele tipo de criança que se adapta bem no início e que depois dá uma regredida. Entretanto, essa história está muito mal contada. Você sabe que não tenho neném, mas, ainda assim, vai uma dica: converse com as outras mães e entrem num consenso (ou trocam de professora ou todas vocês saem, sei lá). O que não pode é ficar assim. Beijos e esse probleminha, pra vc que já passou por tudo, será tirado de letra, você é fera!!! Beijos e beijos, Ju.

    ResponderExcluir
  2. Foi o que fiz, Ju! Tem algumas "Mães" que deixam seus filhos lá e nem sabem o que acontece, mas as mais presentes estão do meu lado e também já conversaram com a Coordenadora e senti que ela está ficando de cabelos em pé e a atenção está toda no Maternal II, mas noto o esforço da professora também, tem falado mais baixo, mais calma e feito de tudo para ter atenção das crianças. Vamos ver no que vai dar! Estou de olho!
    É a vida, né! Estamos aqui para isso mesmo... viver e aprender!
    Obrigada pela dica e muitos beijos

    ResponderExcluir
  3. Lu, a Marina chorou muito no começo e parou depois, mas vi acontecer o contrário também: crianças que não choraram na primeira semana e depois começaram a chorar. A professora disse que é normal isso acontecer e que o fato da criança não chorar de cara não significa que ela não esteja se sentindo insegura. Vai ver a ficha da Valentina caiu depois e ela percebeu que a escola é uma rotina (como explicou a coordenadora). Insiste mais um pouco, converse com as outras maes, não desiste não, acho que a escola faz muito bem, é importante conviver com outras crianças. Mas como seguro morreu de velho, continue de olho na professora. Beijo pra vocês. Carol.

    ResponderExcluir