segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Enfim... o tão esperado 1º dia de aula!

Reparando tudo!

Muito mais tranquilo do que imaginei. Ela chegou um pouco desconfiada, insegura, 
fez uns "beicinhos", mas logo se ambientou e AMOU a escolinha!
Eu que tive que sair as pressas para não fazê-la pagar o mico de me verem chorando, 
afinal não tinha nenhuma Mãe aos prantos.

Logo colocou o amiguinho para fazer um café!

Não tem como não emocionar. Quantas vezes me peguei em meio das minha inseguranças, imaginando este dia. Onde, quando e como seria? 
E hoje vendo isso acontecer passou um filme em minha cabeça. 
Agradeço muito à Deus por viver tudo aquilo que sonhei e esperei, Ele não nos desampara nunca 
e sempre reserva maravilhas em nossa vida. 
Apenas confie!

Minha Valente Valentina!

Obrigada à todos aqueles que nos desejaram sorte!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Com coração nas mãos!


Amanhã é o 1º dia de aula da Valentina!

Por mais que eu saiba o bem que irá fazer à ela, não deixo de entrar no clima de dúvidas e receios, afinal será a primeira vez em que ficará sem a presença de alguém da família. 
Será que irão entender o que ela fala?
E se alguma criança bater ou morder nela?
Irão trocá-la direitinho? ... Aff!
Melhor não pensar!

Procurei na internet uma ajudinha e irei postá-la para que possa ajudar outras Mamães que assim como eu estão com 
o coração nas mãos!


Dicas que poderão auxiliar os pais em mais esta etapa do crescimento dos filhos:
• A criança deve ser incentivada a ir à escola. A família deve falar deste assunto com animação
• Devem ser evitadas longas explicações que possam gerar insegurança ou desconfiança
• É fundamental levar a criança para conhecer a escola antecipadamente e deixá-la se ambientar durante algum tempo, à vontade
• É preciso tomar cuidado com as mensagens contraditórias como, por exemplo, oferecer recompensas pela ida à escola, tratá-lo como "coitadinho" por estar tendo que acordar cedo para ir à escola
• Os pais precisam conseguir um tempo flexível para ficar na escola durante o processo, de acordo com a orientação da coordenação pedagógica. Havendo revezamento entre os pais, ou se precisarem contar com a ajuda de outra pessoa, ela deve ser muito familiar à criança e deverá estar a par das orientações da escola quanto ao período de adaptação
• Será preciso que compreendam que o choro na hora da separação é muito comum e que ele não significa necessariamente que a criança não queira ficar na escola
• Da mesma forma, a ausência de choro muitas vezes também não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação. (Viu Luciana?)
• Evitar comentários sobre as atitudes da criança na sua frente
• A criança deve ser levada caminhando e desta forma ser entregue à professora. É sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido
• Mais adiante, será preciso incentivar a criança a ficar , dizer sinceramente que estão indo embora e explicar quem virá buscá-la. Desta forma, ela vai conseguindo ganhar confiança de que voltará normalmente para casa
• É preciso que procurem ser carinhosos, mas firmes, sem demonstrar dúvidas sobre se ela vai ficar bem
(Viu Luciana?)
• Os pais devem despedir-se naturalmente (e não chorando, viu Luciana?) e nunca sair escondidos. A criança fica muito desconfiada e insegura com esta atitude
• É muito importante, ainda, que os pais se lembrem de que cada criança é única e que cada período de adaptação será também único e individual. Evite fazer comparações entre a adaptação de coleguinhas ou irmãos
• Em casa, organizar a rotina de forma que a criança não se sinta apressada para sair para a escola, tirando-lhe parte de seu prazer
• Incentivá-la a organizar um espaço para guardar os pertences da escola, assim como uniformes e merendeiras
• Organizar um espaço de estudo tranquilo e individual
• Combinar um horário de estudo com a criança (quando houver)
• Dar atenção aos deveres de casa de um filho é muito importante. Desta forma, os pais saberão o que a criança está aprendendo e terão mais uma oportunidade de troca com ela
• Será muito útil perguntar as novidades na volta da escola, ajudando a fixar os aprendizados e as novas descobertas
• Quando a criança levar lanche, incentivá-la a ajudar a preparar seu lanche ou a escolher entre algumas poucas opções.


Com o coração um pouco menos apertado, desejo que não só o 
1ª dia de aula da Valentina, mas o de todas as crianças,
seja abençoado, encantador e
 sem choros... kkkkkkkkkkkk